19.2.11

amizade e felicidade, acima de tudo

Joana: aii, odeio a minha vida, a sério, estou farta mesmo !
Cátia: então porquê?
Joana: porquê? ainda perguntas por quê? óbvio: sou infeliz.
Cátia: não concordo nada, até acho que és bem feliz Joana, deixa-te disso.
Joana: feliz? eu? ahah, só pode ser para rir essa!
Cátia: vais-me dizer que não és?
Joana: Cátia, sê realista, abre os olhos, põe os pés na Terra! é claro que não sou feliz, já viste a minha vida? más notas, solteira, poucos amigos, pobre! achas que isto é ser feliz? claro que não!
Cátia: não podes ser tão negativa, já viste bem as coisas pelo lado positivo? antes de tudo, tens más notas porque queres, não porque não tens capacidades. sabes bem que todos os teus professores, e até os teus pais te dizem que podias ser aluna de 4, ou até de 5, mas tu não queres saber das aulas para nada!
Joana: oh, está bem. mas e as outras coisas? já não é culpa minha.
Cátia: em relação ao seres solteira, se calhar daqui a uns anos vais agradecer por seres assim, porque o homem da tua vida chega. pode demorar, mas chega sempre, e tu sabes bem disso. os amigos, nunca ouviste o ditado "mais vale sozinha que mal acompanhada"? encaixa-se perfeitamente na tua situação, sabes bem disso e sabes também que os amigos que tens são os melhores do mundo, por poucos que sejam, é com eles que tens as melhores tardes, os melhores momentos. e pobre? tu não és pobre, mas também não és rica. és de classe média, não és pobre. pobre são aquelas pessoas que queriam ter um bocado que fosse de comida, mas nem dinheiro para comprar a sua própria roupa têm. mães que querem dar o melhor aos seus filhos, mas que estão incapacitadas, devido às crises por que passam. pobres são aquelas crianças que apanham tumores ou cancros e precisam de fazer uma operação para sobreviver ao grande jogo da vida, mas os pais não têm 1cêntimo que seja para pagar a cirurgia!
Joana: oh, lá estás tu com "o lado positivo e o lado negativo", na minha opinião não há lado positivo nem negativo, e ponto. e sim, sou mais que infeliz!
Cátia: mas na minha há! então diz lá, o que é para ti ser feliz?
Joana: oh, essa é fácil. ser feliz, é ter um príncipe que esteja connosco sempre, independentemente de tudo, que seja bonito e inteligente. é ser rica e bonita. é ter uma casa grande e ser popular. é passar nas ruas e ser conhecida após muitos anos de paragem. é ter muitos amigos, e ter muitos momentos com eles!
Cátia: então tu achas que isso é ser feliz?
Joana: claro que acho! tu não?
Cátia: sinceramente não, não acho. até porque há pessoas assim, e que não são felizes.
Joana: oh, realmente, tu hoje não estás nada bem.
Cátia: acredita que estou Joana.
Joana: então porque dizes isso? o que é então para ti, ser feliz?
Cátia: ser feliz para mim? é ter um amigo que nos ajude, que esteje sempre lá, com quem passamos os melhores momentos. com quem podemos chorar de tanto rir ou rir de tanto chorar. com quem podemos falar "abertamente", sobre tudo e sobre nada. com quem podemos tirar dúvidas, como se ele fosse aquele irmão que nunca existiu. é ter a nossa família unida para o bem e para o mal, dar-lhes muitos abraços e agradecer-lhes pelo que fazem por nós, mesmo que seja pouco, ou até só por existirem, coisa que é razão suficiente na minha opinião. é independentemente de sermos ricos ou sermos pobres, termos consciência que temos que viver, que  temos que ser sinceros, que temos que ser honestos. é agradecer pelas mais simples coisas que temos. é não deixar que seja a vida a passar por nós, mas sim nós a passarmos por ela, coisa muito rara, porque a maioria das pessoas apenas existe. e é nestes momentos, com os meus amigos, e com a minha família, que eu me sinto livre, livre de poder dizer a frase que todas as pessoas sonham dizer: sim, eu sou realmente feliz. 
Joana: a sério Cátia, obrigada por me teres aberto os olhos. sabes bem que às vezes sou mesmo estúpida, e, pela segunda vez, obrigada por estares aqui para tudo. ah, e para que conste, és, sem dúvida, a melhor amiga que alguma vez alguém teve, és única, és minha e agradeço-te por tudo o que fazes por mim.




[ foi uma história inventada por mim, podendo ser ou não verídica. peço o favor de não copiarem, sejam originais ou então perguntem primeiro, obrigada ]

Sem comentários:

Enviar um comentário